quarta-feira, 29 de julho de 2009

VILÕES - UM MAL NECESSARIO




O que define um ser como vilão?
Ser mau e não ajudar as velhinhas a atravessar a rua? Tentar dominar a cidade? Roubar pirolitos de crianças? Através de antigos rituais, criar uma noite eterna sobre a região? Sugar o sangue de inocentes?
Creio que o que define realmente um ser como um vilão é a necessidade de um herói para combate lo, que simples aldeões enfurecidos com suas tochas e garfos de feno, não conseguem matar o vampiro durante o dia enquanto ele dorme, nem o policial capturar o ladrão de pirolitos no parque. Não conseguem porque o vilão é mais astuto.
Ele se esconde bem, passa por bom, dissimula suas intenções, faz com q seu próximo passo seja imprevisivel, pois quando se torna previsível é pego.
Assim age o coringa, sempre deixando para batman mais de uma simples escolha, assim agiu Szadek na história de Ravnica (magic the gathering), fazendo com que os outros se apaixonassem por ele e o libertassem, ou como Sweeney Todd, que é o simples barbeiro da rua fleet, mas que anseia por cortar as gargantas daqueles que roubaram sua vida.
Outro fator muito interessante nos vilões, é sua motivação, Sweeney Todd, perdeu esposa e filha para o juiz Turpin, Szadek ansiava por sua libertação e vingança contra os que o aprisionaram e o coringa quer ver o circo pegar fogo, que o jogo nunca termine.
Vilões são mais espertos, e quase sempre possuem meios e recursos para executarem seus desejos. Porque alguém mau é extremamente rico e poderoso? Simples, os fins justificam os meios, eles não se prendem a regras de moral ou imoral, eles fazem.
Magneto, acredita na superioridade mutante, e deseja que os humanos sejam exterminados antes que tentem exterminar os mutantes.
Saruman, em O Senhor dos Anéis, sabe que não pode resistir a Sauron e se deixa levar pelas promessas de poder e pelo medo.
Anakin, se transforma no iconico vilão Darth Vader pelas promessas de senador palpatine em salvar sua mulher com os poderes do lado negro.
Dracula, quer a mulher que é semelhante a sua antiga amada, e não mede esforços para que ela esteja em seus braços e seja sua companheira.
M. Bison deseja a 'pax bizonica', quer ser o comandante supremo do mundo, como ninguém aceita isso, ele usa de sua força para atingir seu objetivo.


LOGO A CONTINUAÇÃO.